quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Apostila Direção de Classe


Descrição

Os graus de direcionamento das atividades na aula variam de professor para professor; podem ser classificado em escala que vai do controle absoluto á situação em que é deixada liberdade de iniciativa aos alunos, com pouca interferência. Num extremo temos o que muitas vezes é definido como professor tradicional, no outro aquele professor considerado aberto e moderno. Se observarmos bem a maior parte dos professores situam-se em posição intermediária.

O estilo de ensino está ligado a peculiaridade do professor. Em geral, o professor impõe sua personalidade e por  isso determina um “estilo” na condução da classe.
O conhecimento é o processo pelo qual o homem tem a possibilidade de interferir na natureza, transformá-la e adaptá-la as suas necessidades.
A aprendizagem se modifica na história e passa pela visão de homem e de mundo que possuí.
No processo ensino aprendizagem o ser humano é capaz de reter na memória: usar os elementos (apreendidos) em outras situações: transmitir para outros (socializar/mediar) e permitir o aperfeiçoamento e a evolução científica.


No processo ensino aprendizagem existe duas relações importantes:
• Inter-psíquica = é a relação aluno/professor/cultura (sala de aula);
• Intra-psíquica = é a interação (síntese) que faz de um temática com outros conhecimentos já adquiridos e com outros mediadores.


Introdução
1. Direção de classe
1.1 Verdadeira Contradição
1.2 Participação Alienada e Passiva
1.3 Participação Coletiva e Ativa
2. Dinâmica Interna de Sala de aula
2.1 Auto-questionamento
2.2 Diálogo e Poder
2.3 Condições iniciais de trabalho
Conclusão
Bibliografia

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